Buscar
  • Jeff Costa

Como aprender inglês mais rápido e mais efetivamente?

Atualizado: Jun 11

Aprender uma língua estrangeira é uma jornada que leva uma vida inteira. Comecei a estudar inglês quando tinha apenas 10 anos, e até hoje aprendo coisas novas diariamente. Mas quando eu era mais jovem, estudava inglês da maneira errada, um erro que vejo se repetir com alguns dos meus alunos: fazer a aula e depois voltar a ter contato com o idioma apenas na aula seguinte. Se você quer aprender rápida e efetivamente, este é um dos erros que você deve evitar.



Abaixo você encontra algumas dicas de como estudar melhor e de quais erros evitar. Seguindo essas recomendações, a sua experiência com a língua inglesa será muito mais exitosa.


  1. PRATIQUE A IMERSÃO

Como dito acima, um erro comum que os alunos cometem é não seguir em contato com o idioma após a aula. Mas, felizmente, este problema é muito simples de ser resolvido, e a solução se chama imersão.

Pense na seguinte situação: você está de viagem por Toronto e você foi sozinho. Não tem aquele colega com quem você pode se comunicar em português. A sua única opção é utilizar a língua inglesa a todo momento. Quando você liga a TV, ela está em inglês. Quando você fala com o recepcionista do hotel, é em inglês. Quando você vai à padaria, você é atendido em inglês. Ou seja, você está 'imergido' na língua o tempo todo.

"Ok, mas eu não tenho dinheiro para ir ao Canadá."

Este não é um empecilho, pois hoje com a tecnologia o mundo ficou muito menor. Você pode assistir séries canadenses, ouvir música canadense, jogar videogame com canadenses, conversar com canadenses no Tandem, ouvir podcasts canadenses, e se você tiver sorte, até encontrar um Maple Syrup no mercado você consegue.


2. TOME NOTAS DE VOCABULÁRIO


Enquanto pratica a imersão, é importante fazer dela uma imersão ativa. E parte disso é tomar notas. Então, ao assistir aquela série que você tanto gosta na Netflix, anote aquelas palavras, expressões ou até mesmo frases inteiras que chamaram sua atenção. Esta é uma das atividades mais efetivas para lembrar do conteúdo mais tarde, porque pelo suporte visual e auditivo, e o contexto em que aquela linguagem foi utilizada, fica muito mais fácil de reproduzi-la posteriormente.


3. FAÇA MUITAS PERGUNTAS


Aproveite o seu curso ao máximo fazendo muitas e muitas perguntas. O seu professor está lá para isso, é a função dele. Eu consigo pensar em alunos que têm esse perfil. Às vezes em pleno domingo aparece uma pergunta gramatical no meu WhatsApp. Talvez eu não responda no domingo mesmo (rs), mas seguramente na segunda-feira vou auxiliar o/a aluno/a. Nós, professores, gostamos de responder perguntas. Às vezes nós mesmos aprendemos com elas. Uma boa dica é anotar suas perguntas antes da aula e levá-las anotadas. O aluno que já estuda o conteúdo antes da aula tem mais êxito nos estudos, então esta é uma prática que indico muito.


4. SIGA SUAS PERSONALIDADES FAVORITAS


Você tem aquela personalidade que você adora? Independente de ele ou ela ser ator, cantor, escritor, político, filósofo, empreendedor, arquiteto, as chances de você encontrar materiais dessa pessoa na internet é muito grande. Compre seus livros, assista seus filmes, acompanhe suas entrevistas, veja suas palestras, siga-os em suas redes sociais. Além de aprender muito com esta personalidade, você vai praticar muito o seu inglês com alguém que você admira.


Como você pôde notar, todas as sugestões são de coisas que podemos fazer em nosso próprio contexto, assim sendo podem-se começar hoje mesmo. Então, vamos pôr a mão na massa?

10 visualizações

Contato

Agende uma aula experimental gratuita

Estou em São Paulo, Brasil

WhatsApp: 11 95602-7889 / Email: pedagogico@teacherjeffcosta.com

Faixa Etária

 © 2020