Buscar
  • Jeff Costa

Como aproveitar melhor meu curso de inglês? 4 maneiras de praticar a imersão

Atualizado: Set 9

Já tive muitos alunos ao longo da minha carreira, centenas, e pude notar uma diferença expressiva entre eles: entre aqueles que praticam a imersão - a minoria - e os outros que não.


Ainda permeia entre os estudantes de idiomas a falsa ideia de que estudando duas horas por semana com um professor, ele/a/ vai se tornar fluente. Bom, sim, mas isso vai levar anos e anos para acontecer. Curiosamente existe um atalho que o aluno pode tomar, e ele se chama imersão.



"Língua não é um dom genético, é um dom social. Aprender uma nova língua é tornar-se membro do clube – da comunidade de falantes daquela língua."

Frank Smith



Primeiro vamos definir a palavra imersão. De acordo com o Cambridge Dictionary imersão é:

  1. o fato de tornar-se completamente envolvido em algo

  2. o processo de aprender uma língua ou habilidade usando nada mais do que a língua, ou a habilidade.


Então eu preciso 'estar em contato' com o idioma o tempo todo? Exato! É isso! Quanto mais contato o aluno tiver com a língua, mais rápido ele se tornará fluente. Mas como faço isso? Não tenho dinheiro para fazer intercâmbio em um país anglófono. E aqui chegamos a mais um mito, de que para aprender um segundo idioma é preciso viver em um país que fale aquela língua.


Hoje mais do que nunca a internet tornou possível o aprendizado de língua estrangeira em qualquer lugar que você esteja. É possível 'viver' em qualquer lugar do mundo no conforto do seu quarto. Aqui estão algumas atividades que você pode fazer:



1. JOGAR VIDEOGAME


Quem pensou que aprender uma língua poderia ser tão prazeroso, não é mesmo? Pois é! Você já conheceu alguém que aprendeu um idioma jogando videogame? Eu já, e mais de um. Este é um claro exemplo de imersão. Quem é gamer costuma passar horas por dia jogando e interagindo com pessoas na língua alvo, e a probabilidade de aprender o idioma fazendo isso é muito alta. Então ajuste o seu console para a língua inglesa, conecte-se com falantes do idioma and have fun!


2. ASSISTIR FILMES E SÉRIES


Algum cinéfilo aí? Esta é outra atividade muito boa para aprender inglês. Hollywood continua sendo a principal indústria cinematográfica do mundo, tendo filmes de todos os gêneros e estilos. E hoje, séries também são muito populares. Plataformas como Netflix e Amazon Prime revolucionaram a maneira que assistimos séries. Se o aluno está em níveis mais iniciantes - A1, A2 ou B1 - é uma melhor ideia assistir séries e desenhos. O importante é que o aluno assista em inglês com legendas em inglês. Para mais informação sobre como assistir produções audiovisuais no aprendizado do inglês clique aqui.


3. OUVIR PODCASTS


Esta tem se tornado a minha atividade favorita ao longo dos anos, tanto da perspectiva de professor, quanto do ponto de vista de estudante de línguas (estudo espanhol e francês). Podcasts são uma ferramenta maravilhosa porque o aluno pode escolher nível de dificuldade, assunto, duração, língua e sotaque, entre outros. Se, por exemplo, o aluno é profissional da área de saúde, ele pode ouvir podcasts nesse campo. Se, por outro lado, tenho uma aluna que é pedagoga, posso indicar programas voltados à educação, e assim por diante. Podcasts são também práticos e adaptáveis, pois podemos ouvi-los em qualquer lugar que estamos.


4. FALAR COM NATIVOS


Por que coloquei fale com 'nativos' aqui? Quem me conhece sabe que sou o 'teacher lingua franca', por defender que a língua inglesa é o idioma da comunicação internacional, ou seja, ela não tem dono, é uma língua que qualquer pessoa pode usar. Mas, ao mesmo tempo, reconheço a importância de estar em contato com nativos para se expor ao ritmo, pronúncia, palavras e expressões faladas naquele lugar. Quando conversamos com pessoas que falam o inglês como língua materna, a experiência é muito rica em termos linguísticos, por se tratar da língua que eles usam todos os dias para fazer tudo. Tente ter como amigos nativos de diferentes partes do mundo como os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Índia, Nigéria, África do Sul, Nova Zelândia, etc.


Quando essas dicas se tornarem componentes do seu cotidiano, você perceberá um salto expressivo das suas habilidades com a língua, e passará a fazer parte daquela minoria que pratica a imersão. A minoria que tomou o atalho à fluência.


#imersaonoingles #aprendendoinglescompodcasts #aprendendoinglescomvideogame #geekboy #geekgirl #linguafranca #inglescomolinguafranca #dicasparaaprenderingles #bingewatching #aprenderinglescomnetflix

13 visualizações

Contato

Agende uma aula experimental gratuita

Estou em São Paulo, Brasil

WhatsApp: 11 95602-7889 / Email: pedagogico@teacherjeffcosta.com

Faixa Etária

 © 2020