Buscar
  • Jeff Costa

Como começar um clube do filme com seus alunos

Eu me sinto afortunado sendo professor, é uma carreira que eu absolutamente adoro. Mas se eu pudesse escolher qualquer outra profissão eu certamente seria diretor ou crítico de cinema. A sétima arte é talvez a minha maior paixão, assim que poder compartilhar esse amor com meus alunos é algo que me faz sentir muito realizado.




Filmes são uma excelente fonte de comprehensible input. Sejam seus alunos iniciantes, intermediários ou avançados, é possível adaptar as sessões para qualquer nível. Por exemplo, se você tem alunos iniciantes pedir para que eles assistam a um filme inteiro com legenda em inglês ou sem legenda vai resultar em uma atividade frustrante. A alternativa seria assistir a filmes com legenda na língua materna. Embora eles não estejam adquirindo vocabulário da mesma maneira que o fariam assistindo com legendas em inglês, ao menos eles estão se acostumando com os sons da língua. O importante é que os alunos não assistam aos filmes em português. Este é um exercício especialmente recomendável para aqueles alunos que se acostumaram a assistir filmes dublados.


Para alunos B1 e B2 já é possível pedir que eles assistam com legenda em inglês. Especialistas defendem que assistir filmes na língua alvo com legenda também em L2 melhora significativamente o vocabulário do espectador. Além de ouvir a língua o aluno está confirmando o que ouve com a legenda, melhorando também a ortografia. Parar o filme para confirmar e aprender novas palavras também é um ótimo exercício para o aluno.


Agora pensando em alunos avançados (C1 e C2) a legenda não é mais necessária. Costumo dizer aos meus alunos que a vida real não tem legendas, então acostumar-se com os sons e ‘nuances’ da língua é essencial para a proficiência no idioma.

Tendo tratado das particularidades de cada nível vamos falar sobre como começar um clube do filme.


O primeiro passo é motivar os seus alunos. Você quer que esta atividade — que tem o objetivo durar pelo menos um semestre — seja exitosa, e para ser exitosa os alunos precisam estar engajados. Converse com eles sobre os benefícios de assistir filmes em inglês e fale sobre as infinitas possibilidades de temas abordados nas películas. Hollywood ainda é a principal indústria cinematográfica do mundo, com milhares de novos filmes sendo lançados anualmente, mas além de Hollywood, existem outros grandes estúdios que produzem filmes em inglês, entre elas os britânicos, australianos, canadenses, ou mesmo as mega indústrias de Bollywood na Índia e de Nollywood na Nigéria. Geralmente os alunos têm mais contato com o inglês americano e britânico, logo poder expô-los a outros sotaques pode resultar em uma atividade bastante interessante e enriquecedora.


No caso dos alunos estarem engajados é hora de começar o clube. Nem todos os alunos estão dispostos a sair de sua zona de conforto e isso é principalmente real se você tem adolescentes, então dar-lhes uma sensação de controle sobre o clube pode ser uma boa ideia. Gosto de dar opções aos alunos. Previamente escolho três possíveis filmes e fazemos uma votação na sala, o filme mais votado é aquele que será assistido em um prazo pré-determinado. Para não sobrecarregar os alunos que geralmente já tem uma rotina atarefada na escola, concedo um prazo de 30 ou 15 dias para cada filme, resultando em 1 ou no máximo 2 filmes por mês.

Embora o input proporcionado pela experiência de assistir filmes seja o principal objetivo da atividade, também é uma ótima oportunidade de gerar senso crítico nos alunos. Fazemos posteriormente uma autêntica crítica dos filmes em estilo IMDb e Oscar. Os alunos avaliam cinco aspectos do filme (roteiro, atuação, cinematografia, encenação e som) e atribuem estrelas de 0 a 10. É incrível notar a evolução do senso crítico dos alunos que antes avaliavam com nota máxima os filmes que eles gostavam e agora, considerando os cinco aspectos, refletem antes de atribuir a nota.


Finalmente com as críticas em mãos podemos fazer uma atividade de encerramento em forma de discussão. Discutimos o filme de maneira abrangente, partindo do técnico para o contextual. Outra atividade que pode ser feita para encerramento do clube é uma noite de premiações, em que os alunos podem fazer o papel de críticos de cinema e receber os prêmios e discursar. Imagina só, um aluno aprendendo a fazer discurso na sala de aula. Que espetacular exercício de public speaking!


Professores cinéfilos, como eu, se beneficiam duplamente com um clube do filme. Primeiro porque tem a oportunidade de se conectar com os alunos de maneira bastante prazerosa e outra que passam a ver ou rever mais e mais filmes. Todo mundo sai ganhando.


#englishteaching #learningenglishwithmovies #professordeingles #professorparticulardeingles #aprendendoinglescomfilmes #popcorntime #netflix #hbo #hollywood #bollywood #nollywood #queroaprenderingles



13 visualizações

Contato

Agende uma aula experimental gratuita

Estou em São Paulo, Brasil

WhatsApp: 11 95602-7889 / Email: pedagogico@teacherjeffcosta.com

Faixa Etária

 © 2020