Buscar
  • Jeff Costa

Documentos exigidos para se casar com um brasileiro no Brasil

Em um mundo cada vez mais globalizado, mais e mais pessoas em suas viagens pelo mundo, acabam se apaixonando não apenas pelos lugares que visitam mas também por pessoas que cruzam seu caminho, o que pode resultar em casamento. Pode então surgir a dúvida de quais documentos são exigidos para a formalização da união, e aqui vamos falar sobre eles no caso do Brasil.


O Brasil é um país continental, com diferentes paisagens e climas, além de uma variedade grande de etnias. Como dizemos popularmente, aqui tem lugar e gente pra tudo que é gosto. Se você gosta de cidade grande e cosmopolita, São Paulo pode ser uma opção. Se você prefere cidades organizadas e de clima frio, Curitiba é indicada. Rio de Janeiro, o nosso cartão postal, é também uma cidade grande como São Paulo, porém com sensação mais descontraída e contato direto com a exuberante Mata Atlântica. Se você gosta de praia, mas prefere uma cidade menor, por que não Maceió ou João Pessoa? Enfim, as opções são infinitas neste país com mais de 200 milhões de habitantes. E se você se interessa por estrangeiros, o povo brasileiro é acolhedor e receptivo, além de amar um bom romance internacional.



Outro ponto positivo do Brasil é que em 2013 o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo foi regulamentado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e desde então mais e mais pessoas LGBT vem oficializando a sua união. Uma vitória largamente celebrada, pouco depois que nossos irmãos do sul, Argentina e Uruguai, terem também legalizado o amor e os direitos das pessoas que compõe a sigla. Se você for LGBT e caso esta união não seja legal no seu país, o Brasil pode ser uma nova casa de esperança e felicidade para você e seu/sua companheiro/a.


LEIA: O PAULISTINHA | COMO É VIVER EM SÃO PAULO



DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA SOLTEIROS


Os documentos são diferentes, dependendo do seu estado civil. No caso de solteiros menos documentos são exigidos. São eles:


  • Certidão de nascimento original legalizada e traduzida por tradutor público juramentado no Brasil e registrada no Cartório de Registro de Títulos e Documentos

  • Declaração de Estado Civil original legalizada e traduzida por tradutor público juramentado no Brasil e registrada no Cartório de Registro de Títulos e Documentos

  • Passaporte original com visto dentro da validade (mesmo que de turista) com o carimbo de entrada no Brasil, caso o noivo ou a noiva estrangeiro(a) venha dar entrada no Brasil

  • Declaração de residência, caso já viva no Brasil há mais tempo


DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA DIVORCIADOS E VIÚVOS


No caso de divorciados e viúvos é preciso comprovar o seu estado civil, então alguns outros documentos são requeridos.


  •  Certidão de divórcio atualizada, legalizada e traduzida, no caso de separação

  •  Certidão de óbito original, legalizada e traduzida, em caso de falecimento do primeiro cônjuge


Não se esqueça de traduzir todos os documentos com um tradutor juramentado, para que eles sejam válidos em cartório. Outra dica é programar bem o casamento, com pelo menos 6 meses de antecedência para que não ocorra nenhum imprevisto. Casamentos relâmpagos só são boa ideia nos filmes gravados em Las Vegas.


Independente de onde você seja e da sua orientação sexual, o Brasil pode significar o começo de uma bela história de amor. Além disso, você estaria exposto a uma rica cultura e a uma das 10 línguas mais faladas do mundo, enriquecendo também sua bagagem socio-cultural e linguística. Está começando a parecer uma boa ideia viver aqui?

25 visualizações

Contato

Agende uma aula experimental gratuita

Estou em São Paulo, Brasil

WhatsApp: 11 95602-7889 / Email: pedagogico@teacherjeffcosta.com

Faixa Etária

 © 2020